Nesta segunda-feira (23), começa a vacinação contra a influenza em todo o Brasil. Os maiores de 60 anos e os profissionais de saúde são o público prioritário nesta primeira fase da mobilização, que tem o objetivo de proteger as pessoas contra três vírus da influenza - A(H1N1), A(H3N2) e B -, evitando adoecimentos e o impacto nos serviços de saúde.
⠀⠀
O Dia D, para todos os públicos, será em 9 de maio. Juntando as três etapas, poderão ser imunizados mais de 2,9 milhões de pessoas em Pernambuco. A meta é vacinar, no mínimo, 90% desse contingente.
⠀⠀⠀
As outras duas etapas da vacinação irão alcançar o seguinte público:
⠀⠀⠀
1. Professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento, além das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais - de 16/04 a 08/05.
⠀⠀⠀
2. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla) - de 09 a 22 /05.
⠀⠀
Relembrando: nesta primeira etapa, a vacinação é apenas para as pessoas com 60 anos ou mais e para os profissionais de saúde. A partir do dia 16/04 é que os demais públicos serão contemplados (ver datas acima). A vacina não imuniza contra a Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário